Resumo das principais teorias de aprendizagem com o objetivo de embasar e traçar estratégias que atenda aos objetivos de aprendizagem EaD
A fim de compreender como ensinar a distância, uma nova área da pesquisa educacional procura trabalhar com essa problemática e com as especificidades inerentes a essa modalidade de ensino, a denominada Design Instrucional.
Na chamada "sociedade do conhecimento", onde o conhecimento é o principal recurso, a educação é fundamental para sobrevivência de um indivíduo no mercado de trabalho e para viver em sociedade,.
O modelo de desenvolvimento de Design Instrucional. O modelo é destinado para construção de cursos à distância é composto por cinco fases: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação
Resumo da fase de Análise para Construção de Cursos à Distância. A fase de análise examina a necessidade de aprendizagem objetivando realizar uma caracterização do contexto, traçar o perfil do público-alvo e delinear o problema educacional.
Resumo da fase de Desenvolvimento para Construção de Cursos à Distância. A fase de desenvolvimento abrange a produção do conteúdo, adaptação do material instrucional, produção das mídias e a viabilização dos recursos
Descrição da implementação de um Modelo Para Construção de Cursos à Distância. A implementação abrange a aplicação do curso, o momento em que o curso é publicado e o momento em que o curso é executado.
Resumo e definição de avaliação para para construção de cursos para Ead e Design Instrucional. A fase de avaliação consiste no monitoramento do andamento do curso para avaliação das estratégias pedagógicas e tecnológicas utilizadas
A Matriz de Design Instrucional é um documento que apresenta informações detalhadas sobre uma atividade desmembrada do Mapa de Atividades.
O Mapa de Atividade realiza o detalhamento do planejamento das atividades de aprendizagem em aula, ou seja, o detalhamento é feito por aula ou por unidade de aprendizagem
Resumo da fase de Design para Construção de Cursos à Distância. A fase de design abrange o planejamento e o design da situação didática.
Resumo da importância dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVAs. Ava é um local onde se concretiza as ações educacionais que contém diversas funcionalidades e ferramentas de interação, administração e de apoio às estratégias educacionais.
Resumo de alguns fatores cruciais para planejamento de cursos EaD.
Resumo e apresentação das ferramentas do Designer Instrucional. Mapa de Atividades, Matriz de Design Instrucional e StoryBoard, ferramentas desenvolvidas especialmente para Design Instrucional de EaD.
Referências para estudo do Design Instrucional
Referências do projeto de pesquisa: usabilidade e arquitetura de informação em websites de governos municipais
A utilização de estratégias que possibilitem criar diálogo e vínculos afetivos entre educadores e alunos e/ ou entre alunos e alunos permite amenizar problemas de evasão, desmotivação e sentimento de solidão.
Uma pessoa criativa é capaz prestar atenção, relacionar e filtrar informações sobre diversos fatos, objetos e variáveis espalhadas pelo ambiente organizando o conhecimento de seu interesse, motivado pela curiosidade
Resumo e definição de Webconferência e as potencialidades para Ead e Design Instrucional. A Webconferência é uma poderosa mídia que utiliza todo o potencial e benefícios da internet para facilitar interações síncronas
Para enfrentar situações desafiadoras, conflitos cognitivos e outras situações que possibilitem construir conhecimento, o ser humano necessita ter auto-estima, se sentir confiante, ser ouvido e valorizado e não ser sentir só e incapaz
No EaD, o aluno tem uma infinidade de opções e maneiras de criar seu conhecimento sobre diversos assuntos ou um assunto em específico, e pautar detalhadamente sobre o mesmo, ou seja, com isso o aluno deixa de ser um “coadjuvante” e passa ser o “ator
A Teoria do desenvolvimento cognitivos trata das descobertas de Piaget sobre os processos de aquisição de conhecimento e sobre os mecanismos de aprendizagem da criança, aliada aos estudos e pesquisas de Emilia Ferreiro
A teoria do pesquisador Vygotsky propõe que o desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento.
Segundo a Teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, a aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou preposições relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz.
Segundo a Teoria behaviorista de Skinner, a aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços a fim de obter os comportamentos desejados, oferecendo estímulos reforçadores sobre os alunos que recebem passivamente o conhecimento do professor
Apresentação do TelEduc apesar de ter algumas falhas de usabilidade (facilidade no uso), é muito bom. Não muito bonito, mas é muito intuitivo e fácil de utilizá-lo.