publicações

Mostrando de 51 até 100, de um total de 100

Referências do projeto de pesquisa

Referências do projeto de pesquisa: usabilidade e arquitetura de informação em websites de governos municipais

e-Gov, usabilidade e arquitetura de informação

A usabilidade e arquitetura de informação no e-Gov é importante para manter o foco nas necessidades dos usuários e, principalmente, para garantir a facilidade de uso e localização de informação.

Papel da Tecnologia de Informação na Gestão de Conhecimento

Na Gestão de Conhecimento, a Tecnologia de Informação é um coadjuvante, seu papel consiste em fornecer infraestrutura e apoio as estratégias de GC.

Diálogo, vínculos afetivos e a construção do conhecimento

A utilização de estratégias que possibilitem criar diálogo e vínculos afetivos entre educadores e alunos e/ ou entre alunos e alunos permite amenizar problemas de evasão, desmotivação e sentimento de solidão.

Autômatos Celulares

O primeiro Autômato Celular foi projetado por John Von Neumann no final dos anos 40 objetivando simular comportamentos evolutivos, sistemas que através de interações e regras simples evoluem e geram comportamentos complexos.

Criatividade na fase adulta

Uma pessoa criativa é capaz prestar atenção, relacionar e filtrar informações sobre diversos fatos, objetos e variáveis espalhadas pelo ambiente organizando o conhecimento de seu interesse, motivado pela curiosidade

Web conferência

Resumo e definição de Webconferência e as potencialidades para Ead e Design Instrucional. A Webconferência é uma poderosa mídia que utiliza todo o potencial e benefícios da internet para facilitar interações síncronas

Acessibilidade web para pessoas com deficiência visual

A acessibilidade representa o direito de ingresso a rede de informações e o direito de eliminação das barreiras ao seu acesso.

Teste de usabilidade Segundo Steve Krug

Testes de usabilidade são usados para descobrir se um Website funciona de acordo com os objetivos propostos e se é fácil de usar-lo. Geralmente, em um teste de usabilidade, mostra-se um Website a um usuário e solicita-se que execute uma tarefa.

Teste de usabilidade na prática

O Jornal Olhar Digital, referência em conteúdo de tecnologia, produziu um vídeo explicando e fazendo um teste de usabilidade.

Teste de usabilidade segundo a Norma ISSO 9241

A norma ISO 9241 fornece orientações para avalia a usabilidade. Sendo a usabilidade definida como medida na qual um produto pode ser usado por usuários específicos para alcançar objetivos específicos com eficiência, eficácia e satisfação

Testes de usabilidade: método cientifico

Testes de usabilidade são realizados em um ambiente monitorado com um profissional facilitador e servem para identificar problemas já existentes ou potenciais problemas de usabilidade e também para verificar a facilidade de uso de um Website.

Problemas de usabilidade

É comum as pessoas falharem na utilização de um Website, difícil é calcular as conseqüências dessas falhas. Para Preece (2005) um erro ou uma falha pode ser bastante drástico

Frustração do usuário

As principais frustrações do usuário são encontrar a página desejada, localizar informações, compreender nomes de links, de categorias e a estrutura de navegação os maiores dos problemas.

Vínculos afetivos e construção do conhecimento

Para enfrentar situações desafiadoras, conflitos cognitivos e outras situações que possibilitem construir conhecimento, o ser humano necessita ter auto-estima, se sentir confiante, ser ouvido e valorizado e não ser sentir só e incapaz

Considerações sobre relacionamento virtual

No EaD, o aluno tem uma infinidade de opções e maneiras de criar seu conhecimento sobre diversos assuntos ou um assunto em específico, e pautar detalhadamente sobre o mesmo, ou seja, com isso o aluno deixa de ser um “coadjuvante” e passa ser o “ator

Construtivismo de Jean Piaget e Emilia Ferreiro

A Teoria do desenvolvimento cognitivos trata das descobertas de Piaget sobre os processos de aquisição de conhecimento e sobre os mecanismos de aprendizagem da criança, aliada aos estudos e pesquisas de Emilia Ferreiro

Teoria Sócio-interacionista de Vygotsky

A teoria do pesquisador Vygotsky propõe que o desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento.

Teoria de aprendizagem significativa de Ausubel

Segundo a Teoria de aprendizagem significativa de Ausubel, a aprendizagem ocorre quando a nova informação ancora-se em conceitos ou preposições relevantes, preexistentes na estrutura cognitiva do aprendiz.

Teoria behaviorista de Skinner

Segundo a Teoria behaviorista de Skinner, a aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços a fim de obter os comportamentos desejados, oferecendo estímulos reforçadores sobre os alunos que recebem passivamente o conhecimento do professor

O ambiente de aprendizagem TelEduc como mídias para EaD

Apresentação do TelEduc apesar de ter algumas falhas de usabilidade (facilidade no uso), é muito bom. Não muito bonito, mas é muito intuitivo e fácil de utilizá-lo.