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Abordagens da IHC: Comunicabilidade

IHC

O designer deve se expressar adequadamente por meio da interface, assegurando que o usuário consiga prever e compreender o que fazer no sistema para realizar tarefas sozinho, com eficiência, facilidade e com uma comunicação em mão dupla entre usuário e sistema. Assim, o usuário entende a mensagem do designer e consegue interagir com o sistema, e o sistema responde às ações do usuário informando o que está acontecendo, evitando que o usuário fique angustiado e insatisfeito (Norman, 2006; Silva & Barbosa, 2010). Essa problemática enfrentada pelo designer, de comunicar de forma eficiente e efetiva as intenções do sistema interativo ao usuário, trata-se da comunicabilidade.

A fim de conceituar a comunicabilidade para compreender as características de uma interface de qualidade, Silva & Barbosa (2010) apresentam uma definição proposta por Prates et alii (2000) e de Souza & Leitão (2009).

A comunicabilidade diz respeito à capacidade da interface de comunicar ao usuário a lógica do design: as intenções do designer e os princípios de interação resultantes das decisões tomadas durante todo o processo de design (Prates et alii, 2000; de Souza & Leitão, 2009 apud Silva & Barbosa, 2010)

Da mesma forma, de Souza et alii (1999) afirmam que o objetivo da comunicabilidade é:

Permitir que o usuário, através de sua interação com a aplicação, seja capaz de compreender as premissas, intenções e decisões tomadas pelo projetista durante o processo de design (Souza et alii, 1999, p.3).

Nesse sentido, para Prates & Barbosa (2003), em um sistema de alta comunicabilidade, os designer devem responder às seguintes questões ao usuário:

  • Para que o sistema serve?
  • Qual é a vantagem de utilizá-lo?
  • Como funciona?
  • Quais são os princípios gerais de interação com o sistema?

Para de Souza et alii (1999), uma interface com alta comunicabilidade permite que os usuários usem com facilidade, confiança, eficiência e rapidez o sistema interativo, contribuindo para a usabilidade. Entretanto, a usabilidade e a comunicabilidade são comprometidas diante de outro conceito crítico, principalmente em websites, a acessibilidade.

Referências: